As crenças limitantes são pensamentos considerados verdades absolutas mas que no fundo são uma armadilha menta, mas que acabam nos limitando de alcançar um sonho ou objetivo.
Com certeza, quando você era pequena, já deve ter escutado falar: “Empreender é só pra rico…” , “Mulher não serve para liderar” e muito mais.
Estas frases, ficam no nosso inconsciente e se queremos fugir desse padrão, sempre bate o medo de que essas crenças sejam “verdade”.
Conheça as 6 principais crenças limitantes que impeden as mulheres de empreender:
1. Você terá que sacrificar a sua vida pessoal
Com certeza essa é uma das crenças que você mais escutará pelo caminho, dizendo que não é possível combinar a vida de mulher empreendedora com a família.
Sua vida pessoal e profissional, sim podem ser levadas em perfeita harmonia. Você é a única que pode controlar a sua vida e como escolhe viver.
Se quer empreender, simplesmente FAÇA, hoje em dia o empreendorismo digital está cheio de mulheres de sucesso.
2. E se não der certo?
E se der? Se você não tentar, você nunca vai saber.
Se de primeira você percebe que não era o que imaginava, nunca foi um desperdício de tempo ou dinheiro, mas sim um aprendizado novo para sua vida.
Deixa eu te contar uma coisa, você sabia que na indústria das grandes startups, eles preferem contratar os CEO que já fracassaram antes? E sabe por que?
Por que eles sabem, que essas pessoas não voltarão a cometer os mesmos erros, eles sabem que já aprenderam como fazer as coisas e consideram que tem muito mais experiência da vida
Não deixe que o medo seja uma desculpa para você procrastinar.
3. Outros são melhores que eu
Essa é mais uma crença limitante que te impede de empreender e seguir levando uma vida que não quer.
Quem determina se você é boa ou não? Não é necessário ser boa mas sim ter força de vontade, consistência para seguir aprendendo.
Ninguém nunca é bom o suficiente em algo, a diferença é que as empreendedoras de sucesso confiam em si mesmas e nunca param pra aprender pelo caminho.
O aprendizado é perpétuo e o seu conhecimento poderia ser o que alguém necessita agora mesmo, para inicar uma mudança.
Ser humilde é importante mas ter complexo de inferioridade, só vai te levar a uma vida onde você nunca se sentirá completa.
Não espere a perfeição, ela não existe, por isso o ditado: Melhor feito que perfeito”
4. Eu não mereço ter sucesso
Você não merece ter sucesso por uma contribuição que você está fazendo, não só para você, mas para o mundo?
Tudo o que é fruto de um trabalho duro, de idéias inovadoras ou de transformação na vida de outras pessoas, merece ter sucesso.
Assim que você aprender a reconhecer o seu próprio valor, todos à sua volta também reconhecerão.
Não espere mudanças na sua vida, se você faz todos os dias as mesmas coisas.
5. Eu não tenho nenhum dom para transformar o mundo
Não subestime o que você pode fazer, o dom e habilidades que você possui.
Durante muitos anos sempre imaginei que não tivesse nenhum dom, não sabia cantar, não sabia desenhar, era muito mal em fazer cálculos…
Até que um dia descobri que eu era muito boa ajudando aos demais, minhas palavras de motivação eram reais mas sempre mostrando o lado positivo das adversidades da vida.
Assim, meio que sem querer e quando menos buscava, descobri que tinha o dom de transformar a vida das pessoas, de deixá-las felizes.
Se você acha que não tem nenhum dom, peça para as pessoas mais próximas à você que te digam suas principais qualidades, aquela que mais se repetir, é exatamente o que você pode começar a fazer.
Conclusão
Saber que você pode superar essas crenças limitantes que te impedem de empreender.
O primeiro passo é aceitar que você e nem ninguém é perfeito, falhas sempre vão acontecer mas aproveite para aprender delas.
Acredite em você mesmo e você verá que os outros também o farão.